
PROJETO CARRETERA AUSTRAL
CHILE/ARGENTINA
abril-2010
A Carretera Austral é uma rodovia que inicia em Puerto Montt (CHILE) e se estende por 1.240 km até a cidade Villa O'Higgins. Quase que completamente em rípio, considerada por todos que encontrei na viagem do Ushuaia, como a mais bela estrada da América do Sul. Vale salientar, que para se chegar ao início da Carretera Austral, partindo de São Luis-MA, roda-se 6700 km, sendo 3800 no Brasil e 2900 km na Argentina.
Iniciada em 1976, a estrada teve seu último trecho terminado apenas em 2001. O objetivo da complicada rodovia (só de explosivos foram necessárias 500 toneladas) era firmar a soberania chilena em um território pouquíssimo explorado, evitando que a vizinha Argentina crescesse os olhos para a região. Uma preocupação tipicamente militar, nota-se. O nome oficial da estrada, aliás, deixa isso bem claro: “Camino Longetudinal Austral Presidente Augusto Pinochet Ugarte”, que é para os íntimos, a CARRETERA AUSTRAL. Este trecho do Chile ainda é selvagem e inóspito! Esta estrada é uma espécie de "Transamazônica Patagônica”. É fragmentada em fiordes, ilhas e tudo mais, além de ser detentora de recursos naturais em estado bruto e uma natureza ímpar.
Em fevereiro deste ano, quando viajava pro Ushuaia, ouvi pela primeira vez esse nome, "carretera austral". Nas duas aduanas próximas de Villa Angostura, andei conversando com alguns motociclistas chilenos que estavam em motos de 1 cilindro: gilera, KTM, aprilla, etc indo fazer a tal da carretera austral. Quando eu falava que estava descendo pro Ushuaia, todos aconselhavam “descer” pela “carretera”, por causas das belezas naturais, falavam também que pela argentina era um deserto (não tinha nada pra ver, além de ser deserto mesmo, eu vi) e tinha muito vento, mais era asfaltado. Eu não arrisquei entrar de V Strom, sozinho, numa estrada em que os motociclistas candidatos a percorrê-la mais pareciam estar equipados para uma corrida de Motocross, e meu objetivo naquela viagem era chegar a Ushuaia. Fiquei muito curioso, logo que retornei do Ushuaia fui pra NET fazer uma investigação mais profunda sobre o assunto. Logo de cara, lendo os primeiros relatos e vendo as fotos, decidi que iria fazer a carretera em abril de 2010 numa motocicleta menor e mais leve. Coincidentemente, tem uns vinte dias um companheiro de clube me propôs um negócio de sua yamaha XT660R por minha CBR1100 XX que tava mofando na garagem. Aceitei na hora, conheço a moto e o dono. Tudo resolvido, a moto e a data da partida. Dessa vez eu tenho uma espera de 11 meses para a largada.
Fradique,(Lagarto)com certeza vou acompanhar essa aventura. Abçs
ResponderExcluir